quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Linux Educacional vs Windows



Devido ao uso constante da plataforma Windows, muitos professores tem dificuldades de trabalhar com o Linux Educacional (L.E.). Mas pelo fato deste sistema (L. E.) ter uma interface diferente, todas as aplicações realizadas no Windows pode ser feita no Linux Educacional.
O que gera muita frustração é a falta de habilidade e a portabilidade de saber usar diferentes sistemas operacionais. Sendo assim, o desafio se torna maior para o educador na procura de novas soluções em aplicativos e softwares.
As dificuldades apresentadas são a respeito da procura por uma ferramenta ou aplicativo dentro do L.E. que compete ao problema apresentado, exemplo, você precisa digitar um texto, sabendo que no Windows era utilizado o MS Word, e no L.E.? Dificuldades como essa ocorre constantemente quando estamos utilizando o L.E. quando precisamos editar um vídeo, gravar CD/DVD, alterar alguma configuração, entre outros.
Aqui vai umas dicas muito importante para lidar com o L.E.:
  • Quando queremos ir de uma cidade A para uma cidade B, usamos as placas de sinalização que nos mostra o caminho. Em todos os sistemas operacionais temos figuras, palavras e frase que nos direciona para os aplicativos;
  • Faça uma relação dos caminhos propostos pelo sistema com o aplicativo que deseja utilizá-lo;
  • Sempre faça uma leitura da tela que você está assim você conseguirá sair do lugar;
  • Todas as opções do sistema se encontra no menu INICIAR;
  • Quando precisar de algum recurso do sistema e não encontrar faça uma pesquisa na internet (ainda existe muitas pessoas que tem preguiça de procurar o que precisa).

Mas quando se trata de aplicativos e jogos educacionais não existe outro sistema melhor do Linux Educacional, este por sua vez traz uma quantidade considerável de jogos e ferramentas educacionais para várias faixas de idade. Sem dúvida é um grande aliado para os educadores na hora de desenvolver suas atividades no laboratório de informática.

Aprenda a utilizar ambas as plataformas para que você tenha maior facilidade de operar o sistema, assim conseguirá obter maior êxito para resolver seus problemas.

Não deixe de comentar este artigo!

0 comentários:

Postar um comentário